quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Presépios

O Desafio 2 do projeto A Turma do Ano consistiu na construção de um presépio. A participação das dezanove turmas foi excecional, como o provam as imagens em baixo. Não é possível pedir mais empenho e dedicação.




 
Presépio vencedor - 2º Ciclo (6ºD)




 

Detalhes do presépio vencedor - 3º Ciclo (9ºA):
 
 
Qualquer presépio poderia ter sido considerado o melhor neste ou naquele parâmetro, neste ou naquele pormenor. Alguns elementos cénicos deram certamente muito trabalho a construir e a aperfeiçoar. Estão todos de parabéns!
 
 
 
 
 
 
 
Os critérios de avaliação eram: 1. sensibilidade estética/ apresentação; 2. utilização de materiais "naturais"/ reciclados; 3. criatividade. Neste último parâmetro incluía-se a utilização de um elemento surpresa - só conhecido no momento (este ano, as turmas tiveram que integrar no seu presépio um "pão").
 
Os seis avaliadores tinham qua atribuir uma classificação de 1 a 5 a cada um daqueles três parâmetros (de "Muito fraco" a "Excelente"). Os três parâmetros de cada avaliador foram somados e depois somaram-se os totais parciais de cada avaliador para se chegar à classificação final.
 
O resultado final foi inequívoco em ambos os ciclos (ver grelha de avaliação em postagem anterior). Em ambos os casos, 5 dos seis elementos do júri atribuiram a melhor pontuação aos presépios que acabaram por vencer.
 
Importa relembrar que um dos objetivos principais dos "Desafios" (e do projeto) é criar oportunidades para que as turmas desenvolvam competências de trabalho em equipa: coligir ideias (suas, dos pais, dos professores...), decidir democraticamente, planificar, antecipar dificuldades, executar.

Só uma turma pode vencer, mas, no fundo, todas ganham. E, ao mesmo tempo, todos se divertem!

O coordenador do projeto,
Rui Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário

Só serão publicados comentários construtivos e identificados (Exemplos: João Silva, 10ºC, AEPC; Mário Rodrigues, Lisboa).