Regulamento do projeto para 2016-2017



PROJETO

A Turma do Ano

2º Ciclo + 3º Ciclo

 

Ano Letivo: 2016-2017

 

OBJETIVOS:

 

            * Melhorar os resultados escolares               

            * Melhorar comportamentos, atitudes e responsabilidade de toda a comunidade

            * Promover o espírito de grupo e valores democráticos

            * Melhorar o ambiente da escola

 

METAS:

 

            * Contribuir para reduzir em 5% os níveis negativos do conjunto dos alunos das turmas envolvidas

            * Contribuir para reduzir em 20% as faltas injustificadas (inclui faltas disciplinares)

            * Contribuir para aumentar em 5% os níveis 4 e 5 do conjunto dos alunos das turmas envolvidas

           

A aferição das metas far-se-á na comparação das classificações/ dados constantes das pautas do 3º período deste ano letivo com os do ano letivo transato.

 

EM QUE CONSISTE?

 

As turmas do 5º e 6º anos e as turmas do 7º, 8º e 9º anos competem (sobretudo indiretamente) para obter a melhor pontuação no final do ano letivo. As turmas vencedoras (uma do 2º Ciclo, outra do 3º) participarão numa atividade/ saída no início do ano letivo seguinte, que servirá de prémio.

 

As pontuações positivas ou negativas são atribuídas em três dimensões: 1. Progresso nas aprendizagens; 2. Comportamentos, atitudes e responsabilidade; 3. Outras Atividades/ Desafios/ Parâmetros. Todas as turmas iniciam o projeto com 300 pontos positivos.

 

DIMENSÕES

 

1. Dimensão “Progresso nas Aprendizagens”:

 

1.1 – Evolução ao longo dos períodos/ definição de objetivos pessoais: No início de cada período, cada aluno de todas as turmas vai definir 3 disciplinas a que vai comprometer-se a subir de nível (de 2 para 3, de 3 para 4 ou de 4 para 5), exceto no primeiro período, em que têm de definir 5 disciplinas a que se propõem ter nível 4 ou 5.

 

No 1º período, cada aluno elenca 5 disciplinas a que se propõe ter nível 4 ou 5. Se atingir esse objetivo contribui com +100 pontos para a turma. Se tiver apenas 4 níveis 4 ou 5 = +75 pontos Se tiver apenas 3 níveis 4 ou 5 = +50 pontos; se tiver 2 níveis 4 ou 5 = +25 pontos; se tiver apenas 1 nível 4 ou 5 = +10 pontos; se não tiver qualquer nível 4 ou 5 = -200 pontos (retirados à pontuação global da turma). Por cada nível 4 ou 5 a mais, para além das 5 disciplinas definidas, contribui com + 40 pontos para a turma.

 

No 2º e 3º períodos, por cada das três disciplinas elencadas a que o aluno suba de nível é atribuída 25 pontos; por cada disciplina não subida -10 pontos; ao aluno que regrida serão atribuídos -100 pontos por disciplina. Se por acaso um aluno melhorou a uma disciplina das que não elencou, essa pode substituir uma disciplina elencada que não tenha subido. Se algum aluno subir qualquer disciplina em dois níveis (por exemplo de 3 para 5) num período, em vez de 25 pontos ser-lhe-ão atribuídos 50 pontos. Se subirem mais do que 3 disciplinas por período, cada disciplina a mais contabiliza +50 pontos. Exemplo 1: aluno desceu a uma disciplina, no conjunto de todas, do 2º para o 3º período = -130 pontos (-30 relativos às 3 disciplinas elencadas que não subiu e -100 por regredir nos resultados a uma disciplina); Exemplo 2: aluno sobe a 2 disciplinas = +40 pontos (+50 relativos às duas disciplinas, a que se desconta -10 relativo à outra disciplina que deveria ter subido; Exemplo 3: aluno que sobe a 3 disciplinas (que atingiu o objetivo) = +75 pontos. Exemplo 4: aluno que sobe a 6 disciplinas = +225 pontos (+ 75 relativos às 3 disciplinas a que se propôs +50 por cada uma das outras 3). Para efeitos de contabilização de disciplinas subidas/ descidas, uma subida anula uma descida e uma subida em dois níveis anula duas descidas. Os alunos que já tenham 8 níveis 5 não têm qualquer tipo de penalização se não subirem qualquer nível.

 

1.2 - Classificação média de final de período obtida pelo conjunto de alunos da turma. Exemplo: uma turma tem média de 3,4 a todas as disciplinas (de classificação quantitativa) no 2º período; se no terceiro período subir a média para 3,5 (0,1 de progresso) obtém 500 pontos (= 5 pontos por cada centésima). Serão contabilizados os progressos do 1º para o 2º período e do 2º para o 3º. Retrocessos são penalizados com classificações negativas equivalentes.

 

Também é contabilizada a média do 1º período. Ex: a turma 5ºA tem média de 3,15 no conjunto de todas as disciplinas/ alunos: soma 315 pontos.

 

Regra geral, e na medida do possível, todas as turmas são avaliadas em 11 disciplinas, iguais a todas as turmas. Não são contabilizadas as classificações das disciplinas específicas do Curso Articulado de Música, exceto a de cariz teórico no 5º e 6º ano em substituição de Educação Musical. Não são contabilizadas as disciplinas de avaliação qualitativa.

 

1.3. Classificações em testes/ disciplinas escolhidos pelo professor coordenador (testes “surpresa”). Em cada período, cada turma é avaliada em dois testes de duas disciplinas diferentes sem conhecimento dos alunos. Sobre cada um desses testes será registada a seguinte pontuação positiva ou negativa: ex. 1: 65% de média no 1º teste de Ciências = 15% acima do patamar de 50% = +15% x 10 = 150 pontos positivos para a turma; ex. 2: 45% de média no teste de Inglês = 5% abaixo do patamar de 50% = -5% x 10 = 50 pontos negativos para a turma. Ao longo do ano não se repetirão disciplinas nesta modalidade e todas as turmas serão avaliadas nas mesmas disciplinas, mesmo que em momentos diferentes. No 5º e 6º ano poderá haver necessidade de repetir uma disciplina.

 

1.4 - negativas no final de cada período: alunos com negativas no final de cada período penalizam em -20 pontos por cada nível negativo. No 2º e 3º período, as negativas “anuladas” são premiadas com 20 pontos, cada, para a turma. Ou seja, os pontos perdidos pelas negativas obtidas podem ser (total ou parcialmente) recuperados.

 

1.5 - classificações de 4 e 5: No final do ano letivo, alunos que tenham média superior a 4 contribuem com 100 pontos cada para a turma; Os que tiverem 8 ou mais níveis 5 contribuem com mais 200 pontos (não acumuláveis com os anteriores).

 

2. Dimensão “Comportamentos, atitudes e responsabilidade”

 

2.1 - recolha de informações semanais do comportamento/ responsabilidade em sala de aula: os professores de todas as disciplinas preenchem regularmente o campo “Ocorrências” da aplicação informática TProfessor com as informações negativas relativas ao comportamento e responsabilidade dos alunos. No final de cada semana, o professor coordenador contabiliza o número de itens assinalados em cada turma. A turma com menos itens assinalados, em média, por aluno, contabiliza +100 pontos; a 2ª turma, +80 pontos; a 3ª turma, +60 pontos; e sucessivamente 50, 40, 30, 20, 10, 0, -10, -20, -30 (consoante o número de turmas participantes, algumas das últimas pontuações positivas ou 0 poderão não ser atribuídas; as 3 pontuações negativas serão sempre atribuídas).

 

Esta recolha de informação poderá ser feita quinzenalmente ou, em situações muito pontuais, após um período de três semanas, sendo que, nestes casos, a pontuação será duplicada ou triplicada, respetivamente.

 

2.2 - Processos disciplinares: cada processo disciplinar instaurado contabiliza -250 pontos, por aluno. O/A Diretor/a de Turma deverá comunicar a existência desse processo ao professor coordenador no prazo de uma semana.

 

2.3 – Faltas injustificadas (inclui disciplinares): por cada falta injustificada (45 min.), a turma registará uma classificação negativa de 20 pontos. Para determinação das faltas injustificadas, os Diretores de Turma terão em conta os prazos legais estabelecidos.

 

2.4 - outras informações negativas. Exemplos: saída da escola sem autorização; chamar nomes a colegas… Qualquer informação de teor negativo comunicada, formal ou informalmente, ao Diretor de Turma ou que seja do conhecimento do professor coordenador/ da Direção da Escola é penalizada com -50 pontos a -150 pontos, por aluno, consoante a sua gravidade (a decisão do Diretor de Turma em conjunto com o professor coordenador ou deste com a Direção da Escola não é passível de recurso).

 

Nota: As pontuações dos itens 2.2, 2.3 e 2.4 são aplicadas ao delegado e subdelegado a dobrar.

 

3. Dimensão “Outras Atividades/ Desafios/ Parâmetros”:

 

3.1 - Dinamização de Atividade: todas as turmas deverão planificar um projeto/ atividade durante o 1º período, a aplicar no 2º e/ ou 3º períodos. Aqueles que possam ser apresentados à comunidade (concertos, peças de teatro ou manifestações de vária índole), deverão sê-lo no último dia de aulas do respetivo ano de escolaridade e agendados junto da Direção. Os restantes projetos também devem ser divulgados na escola, durante o 2º e/ ou 3º período, de algum modo (cartazes, blogues…). A Direção da escola e o professor coordenador avaliarão a execução dos projetos/ atividades e ordená-los-ão pelo seu grau de qualidade e impacto na comunidade escolar ou alargada. Pretende-se que contribuam para a melhoria de algum aspeto identificado pela turma ou para o aperfeiçoamento das competências desenvolvidas pelos alunos ao longo do ano letivo. A turma com melhor classificação contabiliza 1000 pontos, a 2ª 750, a 3ª 500; todas as restantes 250 pontos, exceto aquelas cujos projetos não sejam apresentados ou executados (0 pontos). Poderão ser atribuídos mais do que um 1º, 2º ou 3º lugares.

 

3.2 - Qualidade da participação em atividades do Plano Anual de Atividades: nas atividades em que todas as turmas tenham oportunidade de participar (torneios, feira, clubes…), será feita uma avaliação da qualidade da sua participação, em conjunto com os professores responsáveis pela sua dinamização. Os critérios serão definidos pelo professor coordenador em função da natureza da atividade, podendo ou não ser comunicados às turmas. A turma com melhor qualidade de participação contabiliza 200 pontos, a 2ª 150, a 3ª 125 e sucessivamente: 100, 90, 80, 70, 60, 50, 40, 30, 20, 10. A qualidade da participação afere-se pela percentagem de participação. Para além disso, se houver lugar a classificações individuais, masculinas e femininas ou mistas, os alunos que ficarem em 1º, 2º e 3º lugares contribuem com 50, 30 e 10 pontos, respetivamente, para a pontuação da turma.

 

3.3 - Desafios: No 1º e 2º períodos as turmas participarão num Desafio. A turma com melhor classificação contabiliza 500 pontos, a 2ª 400, a 3ª 300, a 4ª 150, a 5ª 120, a 6ª 100, a 7ª 80 e, da 8ª em diante, 50 pontos cada. Exceto se alguma turma não participar ou for desclassificada. Neste caso terá 0 pontos.

 
 

DIVULGAÇÃO DE PONTUAÇÕES

 

Semanal ou quinzenalmente, o professor responsável divulgará a classificação das turmas no blogue do projeto: http://aturmadoano-aepc.blogspot.pt e no facebook do agrupamento.

 

REFORMULAÇÃO DO PROJETO

 

No final do ano, o/a professor/a coordenador(a) a reunirá com as turmas e os respetivos Diretores para aperfeiçoarem os aspetos menos positivos do projeto. Eventualmente, essa reformulação pode ocorrer durante o ano letivo, com efeitos imediatos (mas não retroativos), após divulgação.

 

ATIVIDADE/ PRÉMIO FINAL

 

A turma vencedora participará numa saída de um dia à praia (ou outro tipo de visita) no início do ano letivo seguinte. Mas deverá ultrapassar, no final do ano, a pontuação de 10000 pontos.

 

A Direção da Escola pode decidir premiar mais do que uma turma, desde que ultrapassem os 10000 pontos. Assim como poderá decidir premiar apenas a melhor turma, mesmo que esta não atinja esse patamar.

 

DISPOSIÇÕES FINAIS

 

Qualquer situação omissa será resolvida pela Diretora da Escola e pelo(a) professor(a) coordenador(a) no espírito do projeto.